Os diamantes e os 4Cs

Quando falamos de diamantes, é importante entender como são classificados, começando pelos 4 "Cs": Color (cor), Clarity (pureza), Cut (lapidação) e Carat (quilate).

Nossos diamantes são selecionados de acordo com suas caracteristicas únicas e, por serem diamantes feitos em laboratório, temos certeza de que a sua origem é legítima e que são livres de conflitos ambientais, humanitários e éticos.

Color - Cor

A avaliação da cor de um diamante se baseia, na verdade, na ausência dela. Quanto menos cor o diamante tiver, mais bonito e valioso será.

As cores dos diamantes vão de D a Z, sendo "D" igual a incolor e "Z" equivalente a amarelado.

A cor de um diamante é importante?

A cor é um fator muito importante na aparência da pedra. Diamantes com classificação de cor ruim podem parecer levemente amarelados.

Aqui na Gaem, nós trabalhamos com o grupo "D", "E" e "F", o grupo dos incolores, e o grupo "G" e "H", dos quase incolores, garantindo que o seu diamante seja sempre incrivelmente especial.

Clarity – Pureza

Todos os diamantes têm imperfeições, são as chamadas inclusões. Elas são formadas dentro do diamante e ocorrem naturalmente. A Pureza refere-se a presença, visibilidade, número e tamanho de inclusões em um diamante, e é classificada de "flawless" (sem nenhuma imperfeição) a "included" (com imperfeições visíveis a olho nu).

Enquanto algumas são mínimas, só percebidas por especialistas e com ajuda de uma lupa,  outras são maiores e vão alterar a maneira como a luz reflete no diamante, comprometendo sua aparência e beleza.

Cut – Lapidação

O formato de um diamante depende de sua lapidação, que por sua vez é responsável por como as facetas de um diamante interagem com a luz. A lapidação interfere na simetria, na proporção e no polimento. Assim, mais do que qualquer outro fator, é possível dizer que a lapidação determina a beleza da pedra.

Por que a lapidação de diamante é importante?

Se um diamante for mal lapidado, ele parecerá opaco, mesmo que tenha uma qualidade excepcional. O diamante bem lapidado irá refletir a luz da maneira correta para que ele brilhe o máximo possível.

Quais os tipos de lapidação existentes?

De todas as lapidações existentes, podemos dizer que a mais conhecida é a redonda (ou brilhante). Oval, gota, triângulo, coração e esmeralda são outros exemplos que amamos. Seja qual for o seu estilo, há um formato de diamante que vai te encantar.

Carat – Quilate

Quilate é a unidade padrão para medir o peso de um diamante (e não o tamanho, como algumas pessoas pensam). Um quilate é igual a 0,20 gramas.

O peso do quilate varia conforme a lapidação do diamante. Um diamante pode ter mais quilates sem parecer maior, e dois diamantes com o mesmo peso em quilates podem variar em tamanho se um for lapidado com maior profundidade que outro. Então, é importante observar que o peso em quilates não denota necessariamente o tamanho.

A quilatagem do diamante interfere no preço da joia?

Alguns diamantes podem ser iguais em peso e mesmo assim variar de preço devido à diferença de qualidade. Por exemplo, duas pedras de 1 quilate podem variar muito de preço quando levamos clareza, cor e lapidação em consideração. Assim, nem sempre a pedra com maior quilatagem será a mais valiosa.